publicado por malta_do_pinhal | Quinta-feira, 21 Fevereiro , 2013, 22:31


1- Há quanto tempo "papam" trilhos?
Os Papa Trilhos já andam a "papar" trilhos à alguns aninhos. Foi em 2004 que os originários dos Papa Trilhos começaram com as pedaladas na região. No entanto, somente no final de 2007, é que o projecto Papa Trilhos ganhou estratégia com a reformulação da comunicação do Grupo, onde inaugurámos o nosso blog, sendo esta data - 20 de Novembro de 2007 - que identifica a idade do grupo, ou seja, já lá vão 5 anos.
2- Quem foi o responsável pelo nome "papa Trilhos"?
O nome Papa Trilhos surge da necessidade de nos identificarmos na actividade que praticávamos. Foi numa habitual voltinha domingueira que numa breve discussão de sugestões de nomes, alguém sugeriu o nome de Papa Trilhos. O autor da sugestão foi na altura o nosso Amigo Zé Miranda, também conhecido pelo Zé Pastor, mas que já não pedala no Grupo. O consenso foi unânime e a partir daí (meados de 2004), demos um grande passo na definição da nossa identidade.

3- Qual a vossa localizaçao? Têm sede própria?
Os Papa Trilhos assumem-se como um Grupo de amigos, não tendo a figura de associação ou clube. Como tal, não temos uma sede própria. As nossas origens são da freguesia de Fernão Ferro, pelo que, apesar de termos membros de outras localidades, mantemos a identificação do grupo com Fernão Ferro.

4- Os elementos dos "Papa" obedecem a algum regulamento proprio ( ex. quotas, assembleia de votos, etc...)?
A organização e gestão do Grupo é essencial. Para tal, criámos um conjunto de regras, na figura de Estatutos e Normativos, cuja gestão está a cargo de uma direcção eleita pelos membros do grupo. Cada membro tem a obrigação de uma quotização mensal.


 

 

 

5- É um grupo formado por quantos amigos da bicicleta?
Os Papa Trilhos têm enriquecido o seu maior valor, que são os recursos humanos, ou seja, os seus membros. Temos membros pedalantes, outros não pedalantes e também membros Juniores. Actualmente contamos com 51 membros.

 

6- Que actividades desenvolvem?

A principal actividade é efectivamente o BTT, na vertente de lazer. Para tal, temos as nossas habituais voltinhas domingueiras, e uma volta mais "light" para os mais novos, aos sábados à tarde que apelimos de "voltinha dos adolescentes". Participamos também em passeios oficiais diversos, em vários pontos do território nacional, e organizamos algumas travessias de 2 ou 3 dias onde tentamos aliar a componente turística ao gosto pelo BTT. São exemplo as últimas travessias efectuadas - Fernão Ferro/Badajoz, Fernão Ferro/Vila Real de Santo António com passagem pela Mina de S. Domingos e, para este ano, as Peregrinações a Fátima (percurso via Golegã) e a Santiago de Compostela a partir de Chaves. Ainda no âmbito do BTT, promovemos um passeio nocturno - "Papa Trilhos by night", que tem-se realizado anualmente enquadrado nas Festas Populares da Freguesia de Fernão Ferro. Além do BTT, desenvolvemos também actividades de convívio dos membros, amigos e familiares  como a nossa Gala anual e, no ano passado, a organização da gincana de bicicletas no Dia da Juventude de Fernão Ferro.


7- Como é gerir um grupo como o "Papa"?
A base de gestão do Grupo baseia-se nos princípios de amizade que são os alicerces do Grupo. A responsabilidade de gestão do Grupo está a cargo da direcção em exercício, constituída por 3 membros (Presidente, Tesoureiro e Secretário), havendo também partilha de responsabilidades com outros membros  do Grupo. É com um enorme prazer e orgulho que assumo a responsabilidade do Grupo que tem-me permitido um forte enriquecimento pessoal e alargado o universo de amizades. Uma das principais ferramentas, que se assume como o principal veiculo de comunicação, é o nosso site - www.papatrilhos.com, onde publicamos todas as nossas actividades e aventuras.

8- Que direitos e deveres têm os amigos deste grupo?
Os direitos e deveres assentam essencialmente no bom senso na forma de estar de cada Papa Trilho no Grupo. O respeito pelo próximo é essencial, assim como dignificar a camisola/equipamento que veste e que o identifica como um Papa Trilho. Outros direitos e deveres estão regulamentados nos nossos Estatutos.

9- A vossa localizaçao geográfica permite explorar bons trilhos, quais recomendam?
Estamos a breves Kms de um dos maiores ex libris naturais de Portugal, que é a Serra da Arrábida. Este é o principal alvo das nossas voltinhas. Aqui podemos encontrar trilhos belíssimos, onde destacamos o Posto de Vigia, Trilho dos Moinhos de Palmela, a bela subida da "Branquinha" em Palmela, o Trilho do "Velho das Saias", o trilho da Comenda, entre muitos outros bastante populares entre a comunidade de BTT local. Existem trilhos e estradões para todos os gostos e todas as aptidões físicas.

 10- Quem estiver interessado em juntar-se aos vosso grupo, o que precisa?
As nossas voltinhas e demais actividades são abertas a qualquer BTTista. Ou seja, qualquer pessoa que se identifique com a nossa forma de estar no BTT, pode vir pedalar connosco que será certamente bem recebida. Por isso, o que precisa? - bicicleta, capacete e pernas! A inscrição para membro do Grupo, de acordo com as regras em vigor, é mais restrita, sendo formulada através de convite após aprovação em Reunião Geral do Grupo.

11- Têm algum grito de guerra, ou lema?
Grito de guerra... nem por isso, mas o nosso lema que praticamos com orgulho é "Pedalar com a Natureza". Sublinhe-se que Natureza escreve-se com letra maiúscula, pois ela é a nossa principal parceira e merece o nosso maior respeito.

 



12- Qual a vossa relaçao com outros grupos de btt da região?
É obrigatório o convívio com outros grupos locais. É importante a partilha de experiências e opiniões, pois existem sempre trilhos e locais novos para descobrir. Quando, em algumas situações, não partilhamos a mesma voltinha, encontramo-nos na Serra, com as saudações habituais. Obviamente, existem alguns grupos cujo convívio é mais próximo e, não querendo desvalorizar qualquer outro grupo, destaco os Orange do Casal do Marco, os Marretas da Quinta do Conde, a Superbikes das Paivas...

13- Daqui a 10 anos os Papa Trilhos....
Uma década é um planeamento a longo prazo, mas certamente que a retrospectiva das muitas aventuras vividas serão temas de futuras conversas. Não pretendemos multiplicar os nossos membros, mas valorizar os que estão connosco, continuando a "papar trilhos", novos e velhos!



Paulo Morais a 22 de Fevereiro de 2013 às 10:19
Bom dia,
Venho desta forma agradecer o convite endereçado aos Papa Trilhos para participação nesta vossa rubrica.
Saudações.

MDPbtt a 22 de Fevereiro de 2013 às 19:45
Foi um prazer ter os Papa trilhos no nosso blog!

Isabel Santos a 22 de Fevereiro de 2013 às 11:19
PapaTrilhos sempre a pedalar com a Natureza! Grande grupo, onde reina a amizade, o companheirismo e a boa disposição!

pesquisar neste blog
 
Tags

entrevista flash(25)

maratonas e passeios(25)

release da raiza(25)

release raiza goulão henrique(25)

release(24)

emanuel silva(22)

btt(18)

raiza goulão henrique(18)

malta do pinhal(15)

daniel goufa(14)

bicicleta(12)

maratona btt(12)

daniel chambel(11)

notícias(10)

bicicletas(9)

pinhal do general(9)

rui costa(9)

vestuário(9)

ciclismo(8)

oportunidades(8)

nutriçao(7)

nutriçao ciclismo(7)

nutriçao desportiva(7)

nutrinforma(7)

maratonas(6)

nutrição(6)

raiza goulão(6)

shimano(6)

software(6)

douro bike race(5)

gilberto silva(5)

nutrição e suplementação desportiva(5)

ana luísa neves(4)

avpg(4)

bike & nutrition shop(4)

bike nutrition shop(4)

celina carpinteiro(4)

david rosa(4)

dbr(4)

iluminação(4)

movistar(4)

pneus(4)

seleção nacional(4)

specialized(4)

bikezone(3)

bikezone odivelas(3)

cadu polazzo(3)

cafpt(3)

cannondale(3)

cimtb(3)

decathlon(3)

fidalbyke(3)

fixie(3)

gabriela fonseca(3)

iluminação btt(3)

iluminação ciclismo(3)

malta do pinhal btt(3)

mata da machada(3)

miguel ganhao(3)

sapatos(3)

sapatos btt(3)

scott(3)

single speed(3)

team sky(3)

tour de france(3)

uci(3)

video(3)

25 de abril(2)

8 nocturno do barreiro(2)

augi ff71(2)

avanço de guiador(2)

b a ba(2)

bar ends(2)

barreiro(2)

barreiro btt(2)

berg(2)

bolsa de selim(2)

btt bucelas(2)

btt quinta do conde(2)

btwin(2)

camelbak(2)

campeonato brasileiro(2)

campeonato nacional(2)

campo largo(2)

campo largo mtb(2)

canadá(2)

carmen marrachinho(2)

centro de avaliação física e prescrição(2)

centro de treino e avaliação desportiva(2)

equipamento(2)

grupo desportivo recreativo os borgas(2)

intangível(2)

jerome clementz(2)

jersey(2)

joana barbosa(2)

jorbi(2)

langster(2)

langster london(2)

liverpool(2)

logotipo(2)

todas as tags

mais sobre mim